Pelo mundo

Acompanhe as

Um homem amazônico: matéria sobre o trabalho de Éder Oliveira
16.01.19

Série Cenas singulares, de Éder Oliveira, 2016.
No dia 03 de janeiro a Revista ZUM publicou a matéria intitulada “Um homem Amazônico”, que fala sobre o artista Éder Oliveira e faz uma análise de suas obras.
 

Entre bolsas e premiações, o artista, atualmente representado pela galeria Periscópio, destaca-se com: o Prêmio Pipa 2017 (voto popular), o Lingener Kunstpreis 2016 (Alemanha), Rede Nacional Funarte Artes Visuais (2015), Prêmio Seiva Projetos Artísticos (Fundação Cultural do Pará, 2015), Bolsa Funarte de Estímulo à Produção em Artes Visuais (2014).

 

Possui trabalhos em acervo de instituições como Centro de Arte Dos de Mayo – Madrid, Fundação Clovis Salgado, Itaú Cultural, Kunsthalle Lingen – Alemanha, MAC Rio Grande do Sul, Museu Casa das Onze Janelas, Museu de Arte de Belém e Museu de Arte do Rio.

 

“Oliveira se dedica obstinação a retratar pessoas comuns, de traços negros e indígenas, cuja imagem é veiculada em matérias sensacionalistas sobre crimes ainda não investigados. Em seu processo criativo, ele se debruça diariamente sobre pilhas de jornais e tabloides de Belém sem, contudo, ler as notícias de onde extrai suas imagens, nem se aprofundar nas notas biográficas dos modelos, muitas vezes fotografados de surpresa, em situações constrangedoras. A quase ausência de figuras femininas no trabalho chama a atenção. Para o pintor, isso se deve ao fato de a presença das mulheres ser menor tanto nas estatísticas criminais como na mídia que cobre os crimes.” (trecho retirado da matéria publicada pela Revista ZUM)

 

Leia matéria completa da ZUM através do link: https://revistazum.com.br/revista-zum-15/um-homem-amazonico/