SELMA
PARREIRA
1955— Buriti Alegre
Vive e trabalha em Goiânia
Série A Dor e os Segredos, Luzalina-9 peças de anéis de prata em caixas de acrílico- 8 x 8 x 8 cm- Ed 5 +P.A
Selma Parreira
A artista plástica, Selma Parreira, reside e trabalha em Goiânia com pintura, fotografia, instalação, intervenção urbana. Cursou Licenciatura em Desenho e Plástica, Universidade Federal de Goiás, 1979. Especialização em Gravura, Guanajuato, México, 1980. Professora da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás desde 1993. Mestra em Cultura Visual e Arte FAV-UFG em 2010
“Mas para cada epiderme seria preciso uma tatuagem diferente, seria preciso que ela evoluísse com o tempo… a um desenho colorido ou abstrato corresponderia uma tatuagem fiel e sincera, onde se exprimiria o sensível. A pele vira porta-bandeira, quando porta impressões”. Michel Serres (Os Cinco Sentidos, RJ: Bertrand Brasil, 2000).
Armazém Feliz – secos e molhados e a Cerealista, máquina de beneficiar arroz e café pertencentes à família da artista, estão localizados em Anápolis e faziam parte de antigos galpões.
MEMÓRIAS SÃO HISTÓRIAS DA PELE
Eis que nesses mesmos galpões, em 2014, Selma Parreira e o curador, produtor e artista Antonio Ambrósio Bandeira se reuniram pela primeira vez para criar o projeto
Machina, um coletivo onde história das várias ocupações do espaço passaram a ser pesquisadas junto às tradições populares para então serem transformadas em arte por meio de olhares singulares. O resultado desse trabalho conjunto de pesquisa tomou corpo na exposição Poética e Memória do Espaço e dos Objetos, exibida no MAC Goiânia em 2018. Na Galeria Periscópio, a exposição, organizada em três momentos distintos, traz um breve recorte desse projeto.
Poéticas do Anil
Num primeiro momento, estão contidos os registros das chamadas Poéticas do Anil. Ali está o resultado da herança da artista, centenas de pedras de anil, fabricadas com o intuito de clarear roupas, um lote que lhe coube quando o armazém fechou no final dos anos 80.
No projeto intitulado pelo nome feminino Luzalina—termo inventado por ela e que significa azul anil, ao contrário—Selma Parreira criou anéis com prata e anil e ofereceu-os, em caixinhas, feito preciosidades secretas, a lavadeiras do Rio Vermelho, na cidade de Goiás. Uma a uma, as mulheres testavam os anéis nos dedos de suas mãos estragadas pela labuta e, adornadas, reconhecidas, passavam a contar suas incríveis histórias de luta pela vida.
Poética e Memória do Espaço e dos Objetos
A sequência dos depoimentos foi batizada de A Dor e os Segredos. Num outro espaço da galeria, obras feitas com sobras de lonas de caminhão viram tatuagens. A série, chamada de Velar e Revelar iniciou-se no ano de 2000, com as primeiras lonas originárias da antiga máquina de arroz, adquiridas de caminhões que transportavam mercadorias do local.
A sedução pelo desgaste e o posterior reaproveitamento do material e pelo trabalho dos profissionais, que têm como ofício o ato de remendar manchas e rasgos das lonas, tornaram-se a ignição para a criação da série. Os pedaços das lonas adquiridos para o trabalho de arte são sempre rejeitos.
Nas mãos da artista, tornam-se palimpsestos com camadas de registros da tradição do fazer. Tratadas com cloro e ácidos, as lonas viram peles historiadas. Testemunhos de marcas de vida, de movimento.
Na terceira parte da exposição e em destaque nessa mostra localizam-se as telas, realizadas a partir da pesquisa do coletivo Machina no galpão da antiga Cerealista. Ali estão uma sorte de painéis exuberantes, feitos em grandes formatos, com planos profundos de cor e um mínimo de alusão narrativa, ora pinturas menores, que assumem um caráter mais geométrico.
Pinturas híbridas DE SELMA PARREIRA
Mas não se pode atribuir definições formais estreitas a respeito dessas obras. As pinturas de Selma Parreira são híbridas e livres da aparente dicotomia entre abstração e figurativismo. São o que têm que ser e tomar corpo, feito porta-bandeiras das impressões que produzem na relação obra e artista.
A luz é a protagonista e o desafio nesta pesquisa para os artistas. “Em conjunto de galpões abandonados no interior de Goiás, ao abrir as grandes portas de metal, rasgos de claridade cortam o chão iluminando o espaço e os objetos dele. Naquele momento, tudo de carrega de uma força singular, imediatamente impregnando-se de um magnetismo Memorial, próprio de um lugar que viveu o protagonismo de um tempo não muito distante. A força e o tom grave de cada ambiente são reforçados pelos objetos que foram preteridos ao longo do tempo em que houve o desmonte da história.” Antônio Ambrosio Bandeira.
Geometrias tornam-se alusões a janelas enguiçadas ou a portas impedidas de abrir. Encáusticas fazem referência à arquitetura, aos objetos. O que é abstrato vira história e o que tem forma-figura é pensado enquanto fatura. Na amostra é oferecida ao espectador uma pequena parcela desse mundo. Suficiente, no entanto, para se compreender a cartografia dos lugares percorridos pela artista para compor as memórias de um trabalho denso e potente, que justapõe a história com a técnica, ou melhor, nas palavras da artista, a teoria com a cozinha do fazer artístico.
Por Katia Canton
Premiações
1983 – São Paulo SP III Salão Brasileiro de Arte Brasil – Japão. Prêmio Pintura.
Itinerância: Rio de Janeiro, Brasília, Tóquio, Kioto e Atami.
1993 – Goiânia GO. III Bienal de Goiás. Prêmio Pintura MAC.
2009 – Rio de Janeiro RJ. Prêmio: Projeto Arte e Patrimônio – MINC, IPHAN.
2011 – Prêmio destaque de Artes Visuais, “Lençóis esquecidos no Rio Vermelho”,
exposição conselho cultura. Conselho de Cultura do Estado de Goiás – Prêmio Jaburi.
2019 – 24º Prêmio Sesi Arte Criatividade. Artista Homenageada.
Laboratórios e Residências
Residência em Gravura, Instituto Allende. Guanajuato, México, 1980
Obras em acervos públicos:
MAM RIO Coleção Gilberto Chateubriand.
Fundação Mokiti Okada M.O.A. São Paulo – SP.
Museu Nacional da Republica – Brasilia DF.
MAC Museu de Arte Contemporânea Goiás.
MAG Museu de Arte de Goiânia.
Acervo Acervo da Universidade Federal de Goiás.
MAPA Museu de Artes Plásticas de Anápolis.