SEBASTIÃO JANUÁRIO

 

SEBASTIÃO JANUÁRIO

É pintor, muralista e desenhista autodidata.

Os olhares, gestos e a organização espacial das figuras em suas composições trazem narrativas que triangulam cenas do cotidiano, emoção e sabedoria popular.

Observador e contador de histórias, ele traz imagens ligadas à terra e à religiosidade, conferindo ao povo e aos santos a justa medida da nobreza, com suas dores e alegrias.

Sua pesquisa é envolta na luminosidade quase chapada com contornos demarcados e bem definidos. Tanto a exaltação da linha quanto do contorno encontram o precioso trabalho de Januário como colorista, convidando o espectador a entrar, através de uma linguagem simples, em cenas complexas.

Com tudo isso, é possível afirmar a dinâmica pedagógica de seu trabalho que ensina através da imagem, fixada em diferentes suportes, as dimensões de sua sabedoria ancestral.

Na década de 60, Januário estudou no Museu de Arte Moderna de Paris, França. No Rio de Janeiro, ele estudou com Ivan Serpa no Museu de Arte Moderna (MAM Rio).

Com obras em importantes coleções, suas pinturas e murais podem ser encontrados na Paróquia de Nossa Senhora das Dores na cidade de Dores de Guanhães (MG), na coleção Gilberto Chateaubriand (MAM Rio), no Museu de Arte Negra (MAN), dentre outros.

Pin It on Pinterest

Share This