MARCO MARIA
ZANIN
1983 — Pádua
Vive e trabalha entre Pádua e São Paulo
Marco Maria Zanin
O artista Marco Maria Zanin nasceu em Pádua, no mês de outubro de 1983, alternando sua vivência e trabalho entre Pádua e São Paulo, Brasil. Formou-se primeiro em Literatura e Filosofia, e depois em Relações Internacionais, onde obteve o mestrado em Psicologia.
Ao mesmo tempo, desenvolveu sua carreira artística e viajou amplamente em diferentes partes do mundo, colocando em prática o “deslocamento” tão essencial para uma análise crítica dos contextos sociais. Desta forma, pode-se alimentar de sua pesquisa destinada a identificar os espaços comuns da comunidade humana.
Principal técnica
Mito e arquétipo como as matrizes submersas do comportamento moderno são o foco de sua investigação, que se baseia na observação da relação entre homem, território e tempo. Seu instrumento de escolha é a fotografia, que muitas vezes é usada combinando diferentes técnicas e transcendendo as fronteiras de outras disciplinas artísticas.
Residência
Participou da residência artística na Pivô no ano de 2017. Os trabalhos realizados durante a residência artística no Pivô surgem a partir dos estudos de textos de Georges Didi-Huberman e Aby Warburg, que identificam nos restos, nos escombros, as características do ‘sintoma’: o sinal de algo que sobrevive em profundidade, uma pulsação que revela a existência de outras temporalidades submersas sob a dominante.
Origem
O objetivo é tornar possível o acesso através de ‘imagens dialéticas’, capazes de revelar a força anacrônica do elemento considerado como pertencente ao passado, e ressignificá-lo. Mais uma vez, a tentativa de criar um caminho possível é gerada através de um curto-circuito entre as poderosas transformações da cidade de São Paulo e o olhar de um italiano nascido e criado em uma cultura que, ao mesmo tempo que preserva seu passado, de outro não é totalmente capaz de fazê-lo reviver no presente.
Premiações:
. Level 0, Art Verona, 2016 com a Galeria Civica de Modena,
. Prêmio Fabbri para a Arti Contemporanee, Menzione d’Onore, 2016
. Agarttha Arte, 2014
Obras em acervos públicos:
. MART – Museu de Arte Moderna de Trento e Rovereto
. Museu Morandi, Bolonha
. Galeria Civica de Modena
. SPM – Museu Particular de Salsali, Dubai
. GAM – Galeria de Arte Moderna, Genova
. Archivio Italo Zannier, Veneza
CONHEÇA AS PRINCIPAIS EXPOSIÇÕES DO ARTISTA