HENRIQUE
DETOMI

1988 — Belo Horizonte
Vive e trabalha em São Paulo

 

Henrique Detomi

Nascido em Belo Horizonte no ano de 1988, Henrique Detomi atualmente vive e trabalha em São Paulo. Sua investigação em pintura se inicia no retrato de mulheres anônimas que se apresentam para o sexo virtual. Atualmente, como um artista que caminha, Henrique representa em suas pinturas paisagens sempre adicionando determinados objetos ou estruturas irreais.

Principais andanças

Graduou-se em Artes Plásticas na Escola Guignard / UEMG em 2010. Participou de diversas mostras coletivas entre elas se destacam: SP Arte (2017), “40×40″, no Viaduto das Artes (2016), “Turvas narrativas”, na galeria Orlando Lemos (2015) e “Brazil: Arbeit und Freundschaft”,  na galeria Pivô (2014).

Realizou seis individuais: Em 2016,  “Destinado a construir vazios”, Café com Letras; “Quando a fuga encontra a si mesma”, no Sesi Minas, em Belo Horizonte e “Sem título” – Galeria Arte XXX – Brasília, DF. Em 2015, “Onde mora o irreal”, no Espaço cultural Vallourec. “Relações Virtuais”, apresentada no Muna em Uberlândia (2013) e “Retratos Virtuais” no Centro Cultural da UFMG (2011). Em 2012 recebeu menção Honrosa no Salão de artes plásticas de Praia Grande, SP.

Natureza e arquitetura se relacionam em exposição de Henrique Detomi

Durante a sua participação na residência artística do Red Bull Station, em São Paulo, o mineiro Henrique Detomi girou uma nova chave em seu processo criativo. Habituado a criar intervenções em paisagens previamente idealizadas, nas quais o artista inventava uma paisagem (natureza) para depois acrescentar estranhos volumes remetendo a arquiteturas futurísticas, ele inverteu o processo. Agora, a silhueta dos prédios em sua volta compõem a primeira camada semântica, e é a natureza, ainda inventada, que se relaciona com a arquitetura, neste caso, verossímil e mimética.

Esta mudança de foco experimentada por Detomi destaca o quanto o contexto e a perspectiva sob a qual opera o pensar são determinantes na construção de visões de mundo.

CONHEÇA A FORMAÇÃO ARTÍSTICA DE HENRIQUE DETOMI 

Pin It on Pinterest

Share This