EDUARDO
HARGREAVES

1994 — Juiz de Fora
Vive e trabalha em Belo Horizonte

. Eduardo Hargreaves (Juiz de fora MG – 1994)

Graduado em artes visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2017. Hargreaves em seu trabalho parece nos questionar, através das imagens, sobre as formas e as relações como a memória física do terreno somam-se às memórias individuais e coletivas, seja através da construção de imagens – desenhos – signos, que se interligam, seja nas dimensões da paisagem natural e na presença da interferência humana nessa paisagem.

Com a ficcionalização de lugares e territórios, em constante construção e transformação, os desenhos se abrem como vetores para a reflexão sobre o espaço geográfico, histórico e político no qual estamos inseridos. Apontam para a possibilidade de se pensar a construção de um imaginário próprio, inferindo importância na formulação do fazer imagem que se dá, tanto em relação ao ato de desenhar, quanto no espaço aberto pela visão e elaboração que ocorrem através do olhar do observador.

Residências e Realizações:

. 2018 – Ocupa_Espai, ao lado do artista José Lara, com acompanhamento dos artistas Nydia Montenegro e Marcelo Drummond. – Belo Horizonte, MG.

. 2015 – Curador na exposição individual e retrospectiva do artista Zé do Poço no Teatro Espanca. – Belo Horizonte, MG.

Principais exposições:

 

Individuais:

. 2018 – Cartas para um lugar – Exposição individual na Galeria de Arte BDMG Cultural, através do programa Mostras BDMG 2018-2019. – Belo Horizonte, MG.

. 2018 – Paisagens Rotas – Exposição individual na Galeria Escada do Centro Cultural da UFSJ – São João Del Rei, MG.

 

Coletivas:

. 2018 – 30 anos de arte no BDMG Cultural – Exposição com obras selecionadas do acervo artístico do BDMG Cultural, com curadoria de Márcio Sampaio e expografia de Marconi Drummond – Belo Horizonte, MG.

. 2018 – Como uma quilha corta as ondas – Exposição coletiva no espaço Casa Azeitona, com curadoria de Manu Grossi – Belo Horizonte, MG.

. 2018 – Longitudes e Latitudes da Memória – Exposição coletiva do Festival Artes Vertentes, sob curadoria de Luiz Gustavo Carvalho – Tiradentes, MG.

. 2018 – Inversos de antípodas – Exposição coletiva no galpão do espaço Ilha Major. – Belo Horizonte, MG.

. 2018 – Quantos mapas são possíveis? – Exposição de fechamento da residência Ocupa_Espai, em conjunto com o artista José Lara. – Belo Horizonte, MG.

.  2017-2018 – As horas que não dormimos – Exposição coletiva dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos alunos de Artes Visuais no Centro Cultural da UFMG. – Belo Horizonte, MG.

. 2017 – Desenvolvimento – Exposição coletiva na Galeria da Biblioteca Central da UFMG, com curadoria de Fabrício Fernandino. – Belo Horizonte, MG.

. 2014 – Deriva 9: De Nós ou De Naus– Exposição coletiva no Centro Cultural da UFMG, com curadoria de Marcos Hill. – Belo Horizonte, MG.

Pin It on Pinterest

Share This