camila
lacerda

1987 — Belo Horizonte
Vive e trabalha em Belo Horizonte

CAMILA LACERDA

A artista Camila Lacerda nasceu no ano de 1987. Atualmente ela vive e trabalha em Belo Horizonte/MG.

Vida Acadêmica

Camila Lacerda é mestre em Teorias e Práticas Artísticas pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Completou seu pós-graduação em Cinema (Jornalismo Cinematográfico), pelo Centro Universitário UNA/MG. Completou seu bacharel em Artes Plásticas pela UEMG-Escola Guignard.

Atualmente, desenvolve seus trabalhos em diversas mídias, sobretudo em performances, fotografias e pinturas. Também é ilustradora e professora de Artes.

A artista já participou de várias exposições coletivas e individuais no Brasil e no exterior. É representada pela Galeria Periscópio Arte Contemporânea.

Becos de Santa Tereza ganham cor e vida na arte de  Camila Lacerda

Sob seu olhar artístico, Camila Lacerda ressalta os becos de Santa Tereza e do mundo através de seus trabalhos, propondo um olhar histórico e artístico diferentes. O que passa por despercebido por uns, por outros vira arte e ganha vida.

Podemos imaginar muitos becos que existem pelo mundo afora, onde infinitas pessoas passam por eles sem notar suas peculiaridades. Como todo caso tem exceção, nesse caso é a artista plástica Camila Lacerda que faz a diferença.

Nesta sua forma de experimentar, em 2014, ao pintar o beco que dá entrada ao seu ateliê, em Santa Tereza, teve a ideia de registrar esses corredores por meio da fotografia e da pintura. “Aqui em Santa Tereza tem sempre uma casinha atrás de uma casa maior, e foi essa passagem que me interessou, que a gente vê do lado de fora, igual a um corredor”, explica Camila.

Podemos ver nas histórias familiares, onde era comum, casas marcadas por becos que registravam um importante aspecto da nossa cultura, dando origem ao famoso “puxadinho”, construído muitas vezes com o intuito de manter a união da família. Ao dar destaque a esses caminhos, Lacerda consegue abordar em seu trabalho “Becos de Santa Tereza – Entrada Independente”, iniciado em 2014, aspectos sociais, culturais e arquitetônicos.

Série Becos

Além do bairro Santa Tereza, a série “Becos” também apresenta corredores de cidades como Amsterdam, Bruxelas, Berlim, Coimbra e Cidade do México, somando dez pinturas em telas de 1,30m x 1m.

Para realizar seus trabalhos, a artista plástica usa a criatividade com muita diversidade. Pintura, desenho, instalação, performance, fotografia, vídeo, tudo se mistura e se complementa em sua arte. Para Camila, a ideia é que pede a técnica. “Não posso falar que sou só pintora ou só fotógrafa, porque eu trabalho com várias linguagens, de acordo com a ideia que vem na cabeça”.  Tudo, claro, com muito trabalho e dedicação.

Por Letícia Assis

Conheça as principais exposições de Camila Lacerda

Pin It on Pinterest

Share This