Fundada em 2015 pelos sócios Alexandre Romanini, Altivo Duarte e Rodrigo Mitre, em Belo Horizonte, a Periscópio Arte Contemporânea traz em seu nome a reverência ao instrumento óptico que permite ver por cima de um obstáculo. Orientada pela premissa da arte como vetor de expansão da visão, a galeria tem como objetivo colaborar com o panorama contemporâneo por meio de ações que deslocam o olhar e fazem ver além das barreiras do cotidiano.

Com um programa pautado pelo vigor da invenção estética e engajado com as urgências correntes, a Periscópio apresenta mostras coletivas e exposições individuais privilegiando a pluralidade de ideias, meios e formas, no intuito de criar situações instigantes, fomentando o pensamento crítico e o debate produtivo. De jovens artistas ainda nos primeiros impulsos de suas trajetórias a nomes consolidados e importantes agentes de décadas passadas, a galeria trabalha para dar vazão ao que ainda nos é desconhecido, bem como para propor novas abordagens e leituras para o que já está diante dos olhos.

Como ativadora da cena cultural local e ponto de articulação entre atores e o público de todo o país, a Periscópio busca contribuir para o desenvolvimento de um imaginário social diverso e efervescente, firme na crença da prática artística como elemento de transformação positiva do indivíduo e da sociedade.

Pin It on Pinterest

Share This