Começa hoje (20) a exposição inédita “ME VI”, que apresenta a realidade com diversas linguagens artísticas. As obras são assinadas pelo escultor e desenhista mineiro, Renato Morcatti, graduado pela Escola Guignard, da UEMG. A exposição terá abertura hoje (20), às 19h, na Galeria de Arte BDMG Cultural (Rua Bernardo Guimarães, 1600 – Lourdes, BH/MG) e estará aberta ao público até o dia 30 de agosto de 2018, todos os dias, de 10h às 18h, com horário estendido às quintas (10h às 21h). O acesso é gratuito.

Através de esculturas (série Incólume), litografias (edição Pináculo) e a instalação de desenhos (Anda! Volta lá, volta já), o artista visual exprime em “ME VI” uma realidade, guiada pela emoção das lembranças e dos lugares que encontramos e estivemos ao longo da vida.

Em Incólume, serão apresentadas três esculturas, criadas com entulhos, compostos por tijolos de abobe amalgamados em cimento, recolhidos das ruínas em demolição de antigas construções da Serra da Piedade, e que se apoiam sobre estruturas de aço que remetem à arquitetura de três museus mais notórios do mundo: o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, desenhado por Afonso Eduardo Reidy, o Museu de Arte São Paulo, de Lina Bo Bardi e o Museu Nacional da República de Brasília de Oscar Niemeyer.

Pináculo, consiste em seis litografias com desenhos iconográficos das montanhas de Minas Gerais,  que é a expressão de uma realidade guiada pela emoção das lembranças dos lugares.

Anda! Volta lá, volta, será apresentada por seis desenhos, que são o resultado de anotações e rascunhos, das caminhadas que o artista Renato Morcatti fez nas serras do Curral, do Espinhaço, da Moeda, do Cipó e da Piedade, buscando no mar de montanhas que contornam Belo Horizonte, a noção de limite versus infinito.

Morcatti, natural de Belo Horizonte, já foi premiado duas vezes: na XVI e XV Mostra Interna da Escola Guignard. Fez residência no ateliê dos artistas Marco Tulio Resende e Thaïs Helt, bem como, participou de projetos com os artistas Nuno Ramos e Amílcar de Castro. Já realizou exposições em outros estados, como Rio de Janeiro e Brasilia.

 

Para mais informações: (31) 3219-8691 | bdmgcultural.mg.gov.br

Pin It on Pinterest

Share This