WILSON BAPTISTA
Desastre de bonde (Viaduto Santa Teresa), 1935.

Será lançado hoje, 17 de julho de 2018, o livro “Wilson Baptista: Urbano Fotográfico”. A obra é uma reunião de fotografias, organizado por Paulo Baptista, filho do fotógrafo homenageado e professor de fotografia da Escola de Belas Artes da UFMG, juntamente com Renata Marquez, professora na escola de Arquitetura da UFMG e editora da revista “Piseagrama”, e o curador Marconi Drummond, artista gráfico e artista plástico formado pela UFMG. O evento de lançamento do livro, que traz retratos de Belo Horizonte, entre as décadas de 1930 e 1960, pelas lentes do fotógrafo Wilson Baptista, é gratuito e ocorrerá às 17h30min, no Museu Histórico Abílio Barreto, localizado na avenida Prudente de Morais, 202, Cidade Jardim.

Wilson Baptista (1913-2014), mineiro e fotógrafo autodidata, foi também o fundador e primeiro presidente do Foto Clube Minas Gerais (década de 50). Seu trabalho, além de retratar o cotidiano da cidade, apresenta imagens mais abstratas, influenciadas pela arquitetura urbana. Em 2017, a galeria Periscópio Arte Contemporânea realizou, junto com Fabíola Moulin o “Projeto Wilson Baptista”, com curadoria de Renata Marquez e Marconi Drummond. A mostra reuniu as séries: Fonte luminosa da Praça Raul Soares (1936), Vista aérea (1939), Abertura da Avenida Amazonas (1941), Parque Municipal, Viaduto Santa Tereza , Arquitetura e Habitantes (décadas de 1930 a 1950). O registro da exposição, bem como os trabalhos disponíveis no acervo da galeria, podem ser vistos pelo site da Periscópio: https://periscopio.art.br.

Vista exposição “Wilson Baptista” – Galeria Periscópio

O acervo fotográfico de Wilson Baptista conta com cerca de 30 mil negativos, sendo que 8 mil chegaram a ser digitalizados por ele. O livro a ser lançado, nesta terça-feira, traz uma seleção de 115 fotos, dentre os 8 mil  negativos, que foram digitalizados pelo fotógrafo, ainda em vida. A obra “Wilson Baptista: Urbano Fotográfico” é um presente do passado, pelo qual as lembranças se mantêm vivas através da arte: fotografia.

.

.

.

Fonte: Publicação “Belo Horizonte em imagens”, do caderno “Magazine”, pelo Jornal O Tempo, em 14 de Julho de 2018.

Pin It on Pinterest

Share This