Exposição: ``A parte pelo todo``

Lucas Dupin – A parte pelo todo

O artista mineiro Lucas Dupin realiza sua exposição individual de nome “A parte pelo todo”, com abertura no dia 04 de maio, na galeria Periscópio Arte Contemporânea em Belo Horizonte. Em “A parte pelo todo” ele apresenta um recorte de sua produção mais recente, além de obras inéditas. São ao todo 10 trabalhos entre vídeo-performance, instalação, performance e séries de aquarelas e fotografias que abrangem 11 anos de produção. Segundo o artista, a exposição apresenta ao público trabalhos resultantes de diferentes pesquisas e linguagens cujo ponto de partida é o mesmo: dialogar e produzir a partir dos contextos e recursos nos quais está se produzindo em direção à simplicidade dos materiais e gestos empregados.

Sua pesquisa artística transita por diferentes linguagens como, por exemplo, fotografia, desenho, instalação e vídeo, sempre a partir de um intenso diálogo com o contexto nos quais os trabalhos estão situados. Dupin recebeu diversos prêmios, como, em 2015, o Prêmio de Arte Contemporânea da FUNARTE, 6º Bolsa Pampulha, Prêmio de Residências o 2º Prêmio Energias na Arte no Instituto Tomie Ohtake – SP, no qual recebeu a primeira colocação. ” .

O curador Júlio Martins ressalta a importância da exposição de Lucas Dupin em Belo Horizonte, sua cidade natal. Para ele, o artista vem consolidando nos últimos anos uma trajetória poética consistente, tendo participado de importantes exposições, programas de residência artística e premiações pelo mundo, ainda que somente agora se reúna um conjunto de suas obras numa exposição individual na capital mineira.

Júlio Martins complementa: “Eu destacaria na obra de Lucas Dupin a sua economia de gestos e recursos, sempre potencializando a simplicidade dos meios com que lida, entendendo que cada uma de suas propostas demanda uma reelaboração ampla da linguagem, e assim se dedica e se apropria, a cada trabalho, de maneira singular, das múltiplas possibilidades técnicas, formais e poéticas com que lida, seja nas aquarelas de bitucas de cigarros e estalinhos estourados, seja na produção de jardins suspensos oriundos de calçadas portuguesas, ou de uma biblioteca de livros interferidos com desenhos e marcas feitos em pólvora, o artista vem por um lado apresentando uma produção bastante diversa e experimental, ao mesmo tempo em que gera desdobramentos a um conjunto de questões que o acompanham desde o inicio da carreira, que dizem respeito a uma escala menor do olhar, à exploração do livro como objeto e artefato cultural, passando por escrituras que desenrola em contato com determinados contextos e que geram em ações, foto performances, coleções.

 

Serviço

Exposições: “A parte pelo todo” – Lucas Dupin

Abertura: 04/05/2019 (sábado) – 11h às 17h

Horário de funcionamento: Seg a Sex: 11h às 17:00h | sáb: 10h às 14h

Av. Álvares Cabral, 534, Lourdes, BH – MG.

Aberta ao público

Período expositivo: de 04 de maio a 01 de junho