Ocupação de Artes Visuais apresenta artistas selecionados no edital 2017 que investigam as tensões sociais da contemporaneidade.

Os projetos escolhidos para o Edital de Ocupação de Artes Visuais, da Fundação Clóvis Sagado (FCS) – iniciativa já consolidada no cenário artístico de Minas Gerais e do país, que chega à sua 10ª edição em 2017, colocam em destaque tensões sociais da contemporaneidade.

Os trabalhos selecionados são de autoria de Éder Oliveira (Pintura – ou a Fotografia como violência), Isabel Löfgren e Patricia Gouvêa (MãePreta) e Ricardo Burgarelli (PanAméricadsueño).

A representação social de mestiços na região Norte; o resgate do protagonismo da mulher negra na história do país; e a atual conjuntura sociopolítica do continente americano figuram a exposição, com inauguração marcada para o dia 12 de maio, se estendendo até 13 de agosto.

O fascínio pelos retratos e a curiosidade por rostos desconhecidos inspiraram Pintura – ou a Fotografia como violência, trabalho do paraense Éder Oliveira. “O retrato também é um símbolo de status social, então eu queria fazer uma coisa avessa. Algo que contradissesse isso”, ilustra.

Com sua primeira exposição no Palácio das Artes, o artista destaca a importância de ocupar uma das galerias da Fundação Clóvis Salgado e provocar a reflexão também para o público mineiro. “Espero que as pessoas consigam refletir sobre essas imagens e sobre o momento em que vivemos, quando tudo parece tão virtual e pronto. Acredito que a arte tem esse poder de nos fazer olhar mais para o lado e perceber problemas e situações ao redor”, diz.

“Considerando que a proposta do edital é valorizar a arte contemporânea, as obras acabam por refletir esse momento de tensões sociais que vivemos em nível mundial. É inevitável” (Uiara Azevedo, Gerente de Artes Visuais da Fundação Clóvis Salgado)

Exposições do Edital de Ocupação de Artes Visuais 2017

Galeria Genesco Murta – Pintura – ou a Fotografia como violência, de Éder Oliveira

Galeria Arlinda Corrêa Lima – MãePreta, de Isabel Löfgren e Patricia Gouvêa

Galeria Mari’Stella Tristão – PanAméricadsueño, de Ricardo Burgarelli

Abertura: 11/maio de 2017 às 19:00

Data: 12/maio a 13/agosto de 2017

terças aos sábados de 9:30h às 21h – domingos de 16h às 21h

Local: Palácio das Artes – Avenida Afonso Pena, 1537, Centro , BH/MG

 

Pin It on Pinterest

Share This