Pelo mundo

Acompanhe as

“CORPO RASGADO EM ESTADO DE CÉU ABERTO” É TEMA DE EXPOSIÇÃO NO PORÃO DA GALERIA PERISCÓPIO
12.09.19

Artista Luana Vitra transforma abandono em ruína como enquadramento do mundo atual

A Galeria Periscópio Arte Contemporânea apresenta a exposição “Corpo rasgado em estado de céu aberto” com a artista Luana Vitra, a partir das 19h desta quarta-feira, 4 de setembro, no espaço Porão. As obras trazem à tona paisagens que nos são contemporâneas evidenciando o lastro político de cada uma delas.  Esse movimento desloca o termo paisagem de seu contexto habitual à possibilidade de ser entendido como articulador de pensamento do espaço, das relações, e do contexto político. É a partir dessa ótica que nasce a paisagem nas obras apresentadas por Luana, não como um mecanismo de contemplação, mas como modo de ação e percepção dentro de um espaço continuamente refeito.

A curadora Rachel Cecília de Oliveira, ao dizer da materialidade presente no trabalho da artista afirma que “ao retirar a coisa já sem função de seu primeiro registro de atuação, ela traz à tona a beleza e a tragédia do que sobra. Nos trabalhos de Luana fragmentos formam composições que inadvertidamente poderiam ser associadas ao minimalismo. Mas essa associação seria equivocada, pois as formas e os materiais industriais não estão aqui para exaltar suas qualidades plásticas e físicas. Eles são vestígios, sintomas do equívoco messiânico e explorador chamado sociedade ocidental”.

Segundo a artista Luana Vitra, “Corpo rasgado em estado de céu aberto é receptáculo das notícias que chegam pelo espaço. As obras que compõem a exposição fazem sobreposição do passado, presente e o futuro das paisagens, e esse movimento evidencia a violência e a gravidade do que estamos vivendo, mas ao mesmo tempo, a partir do chão, tateia com a pele áspera a possibilidade de novos caminhos.”

A exposição “Corpo rasgado em estado de céu aberto” começa nesta quarta-feira (4/9), às 18h, aberta ao público até dia 12 de outubro.

SERVIÇO – Exposição aberta ao público

“CORPO RASGADO EM ESTADO DE CÉU ABERTO” – Luana Vitra

Abertura: 4 de setembro (quarta-feira) – 19h às 22:30h

Horário de funcionamento: Seg a Sex: 10h às 18:30h | Sáb: 10h às 14h

Av. Álvares Cabral, 534, Lourdes, BH – MG

Período: 4 de setembro a 12 de outubro