Pelo mundo

Acompanhe as

Thiago Martins de Melo na seção “Marginalia” da Terremoto.
09.10.18

Terremoto é uma plataforma de comunicação que se dedica à arte contemporânea  pela Cidade do México e do continente americano com um foco específico no Sul: dos estados fronteiriços de MX e EUA à América Central e do Sul e Caribe.

Todos os meses a seção Marginalia  convida um artista, curador ou projeto para fornecer uma série de imagens que servirão como pano de fundo da Terremoto, em relação à sua prática e interesses atuais. No final de cada mês, a identidade do convidado é revelada e toda a série de imagens é revelada. Em setembro o artista em destaque foi Thiago Martis de Melo.

“Partindo de uma experiência experiencial e introspectiva dentro do contexto de San Cristóbal de Las Casas e suas aldeias vizinhas, onde as comunidades zapatistas estão localizadas em municípios autônomos mais conhecidos como Caracoles , o artista brasileiro Thiago Martins de Melo (1981, São Luis, Maranhão) concebeu uma série de trabalhos em papel usando pastel e aquarela, tomando como referência e inspiração a estética da autonomia rebelde presente nos Caracolese o sistema matriarcal que predomina naquela região. Criando um diálogo latente com o simbolismo e o contexto social dos zapatistas, a série de obras foi criada por Martins de Melo com a intenção de interpretar essa identidade através de uma narrativa onde a mulher, que simboliza a Mãe Terra e a natureza que ela procria e instintivamente protege, desempenha o papel principal em diferentes composições que se destacam por suas cores radiantes e as múltiplas metáforas onde as noções de poder e progresso são abordadas a partir de uma perspectiva pós-colonial que retrata um futuro liberado das repercussões do capitalismo e da industrialização que minam o equilíbrio do presente.” (Thiago Martins de Melo).

O artista fala sobre a série desenvolvida, o texto na íntegra e as imagens produzidas estão no site da Terremoto, que pode ser acessado pelo link abaixo. 

link: http://terremoto.mx/marginalia-40-septiembre-2018/