Pelo mundo

Acompanhe as

Livro reúne memórias de BH através do olhar fotográfico de Wilson Baptista
17.07.18

WILSON BAPTISTA
Desastre de bonde (Viaduto Santa Teresa), 1935.

Será lançado hoje, 17 de julho de 2018, o livro “Wilson Baptista: Urbano Fotográfico”. A obra é uma reunião de fotografias, organizado por Paulo Baptista, filho do fotógrafo homenageado e professor de fotografia da Escola de Belas Artes da UFMG, juntamente com Renata Marquez, professora na escola de Arquitetura da UFMG e editora da revista “Piseagrama”, e o curador Marconi Drummond, artista gráfico e artista plástico formado pela UFMG. O evento de lançamento do livro, que traz retratos de Belo Horizonte, entre as décadas de 1930 e 1960, pelas lentes do fotógrafo Wilson Baptista, é gratuito e ocorrerá às 17h30min, no Museu Histórico Abílio Barreto, localizado na avenida Prudente de Morais, 202, Cidade Jardim.

Wilson Baptista (1913-2014), mineiro e fotógrafo autodidata, foi também o fundador e primeiro presidente do Foto Clube Minas Gerais (década de 50). Seu trabalho, além de retratar o cotidiano da cidade, apresenta imagens mais abstratas, influenciadas pela arquitetura urbana. Em 2017, a galeria Periscópio Arte Contemporânea realizou, junto com Fabíola Moulin o “Projeto Wilson Baptista”, com curadoria de Renata Marquez e Marconi Drummond. A mostra reuniu as séries: Fonte luminosa da Praça Raul Soares (1936), Vista aérea (1939), Abertura da Avenida Amazonas (1941), Parque Municipal, Viaduto Santa Tereza , Arquitetura e Habitantes (décadas de 1930 a 1950). O registro da exposição, bem como os trabalhos disponíveis no acervo da galeria, podem ser vistos pelo site da Periscópio: http://periscopio.art.br.

Vista exposição “Wilson Baptista” – Galeria Periscópio

O acervo fotográfico de Wilson Baptista conta com cerca de 30 mil negativos, sendo que 8 mil chegaram a ser digitalizados por ele. O livro a ser lançado, nesta terça-feira, traz uma seleção de 115 fotos, dentre os 8 mil  negativos, que foram digitalizados pelo fotógrafo, ainda em vida. A obra “Wilson Baptista: Urbano Fotográfico” é um presente do passado, pelo qual as lembranças se mantêm vivas através da arte: fotografia.

.

.

.

Fonte: Publicação “Belo Horizonte em imagens”, do caderno “Magazine”, pelo Jornal O Tempo, em 14 de Julho de 2018.