Pelo mundo

Acompanhe as

Lançamento de catálogo e bate-papo com o artista Éder Oliveira, na CâmeraSete
19.12.18
Foto: Divulgação Palácio das Artes

-Hoje (20), a Fundação Clóvis Salgado realiza o lançamento dos catálogos das exposições selecionadas pelo Edital de Artes Visuais e do Edital de Fotografia de 2017. As mostras de artes visuais Pintura – ou a Fotografia como violência, de Éder Oliveira, MãePreta, de Isabel Löfgren e Patricia Gouvêa, e PanAméricadsueño, de Ricardo Burgarelli, ocuparam as  galerias Genesco Murta, Arlinda Corrêa Lima e Mari’Stella Tristão, respectivamente. Já a CâmeraSete – Casa de Fotografia de Minas Gerais recebeu exposições dos fotógrafos mineiros Pedro Valentim, com o projeto Duelo de MCs – Uma década ocupando as ruas, e Tiago Aguiar, com Du Rusá.

O lançamento contará com um bate-papo com o artista paraense Éder Oliveira, que participou do Edital de Artes Visuais com pinturas de pessoas anônimas representadas pela mídia policial do Pará, e com o fotógrafo mineiro Tiago Aguiar, que fez parte do Edital de Fotografia com uma imersão na simbologia do Congado, por meio de retratos dos moradores do bairro Rosário, no Serro. A conversa será mediada pela Gerente de Artes Visuais da Fundação Clóvis
Salgado, Uiara Azevedo.

Os catálogos, que terão distribuição gratuita para o público presente na
CâmeraSete, reúnem fotografias das obras, textos autorais e institucionais, biografia dos artistas e outros detalhes sobre as exposições, que foram abertas para visitação em maio de 2017, permanecendo nas galerias até agosto do mesmo ano.


Foto: Obra de Éder Oliveira | Divulgação Palácio das Artes

Sobre o trabalho de Éder Oliveira no catálogo:


O fascínio pelos retratos e a curiosidade por rostos desconhecidos inspiraram Pintura – ou a Fotografia como violência, trabalho do paraense Éder Oliveira. As obras denunciam a forma como o povo mestiço, grande parte da população do Pará, é retratado na pesquisa iniciada pelo artista em 2004, que buscava investigar pessoas anônimas representadas pela mídia. A exposição foi composta pelas séries Arquivamento, Pintura mural, Fotografias Intervenções, Cenas singulares, Monocromos, Autorretrato vermelho, Galeria de Gatunos e
Páginas vermelhas. Todas elas evidenciam como a vasta população paraense, amplamente negra e mestiça, muitas vezes, é relegada às páginas policiais.

.

Evento:

Lançamento Catálogo – Edital de Ocupação de Artes Visuais e Edital de Ocupação de Fotografia 2017
Data
: 20 de dezembro (quinta-feira)

Horário: 19h

Local: CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais
Endereço: Av. Afonso Pena, 737 – Centro

Entrada gratuita