Pelo mundo

Acompanhe as

José Olympio Pereira será o presidente da Bienal de São Paulo
12.12.18

José Olympio da Veiga Pereira  será o novo presidente da Fundação Bienal de São Paulo para o biênio 2019-2020. O anúncio foi feito nesta terça-feira (11) pela Fundação Bienal e  a posse acontecerá no próximo dia 02 de janeiro (2019).

José Olympio, novo presidente da Fundação Bienal de São Paulo

Além de ser um dos colecionadores de arte mais importantes no Brasil, Olympio é presidente do Credit Suisse no Brasil, membro do Conselho de Administração da Fundação, liderou (em 2016) a criação do Conselho Consultivo Internacional, participa dos conselhos internacionais do MoMA e da Tate Modern, faz parte do board of trustees do New Museum, do comitê de aquisições da Fondation Cartier e dos conselhos do MAM-SP e do MAM-Rio.

José Olympio sucede João Carlos de Figueiredo Ferraz (2017-18), Luis Terepins (2013-16) e Heitor Martins (2009-12). Figueiredo Ferraz se afastou do cargo por motivo de saúde antes da abertura da 33a Bienal, em setembro passado, e vinha sendo substituído interinamente por Eduardo Saron, do Itaú Cultural. A 34a. Bienal de São Paulo deve ocorrer no segundo semestre de 2020. Sua equipe curatorial ainda não foi anunciada.

 

Para o biênio 2019-20, estão programados projetos como as mostras itinerantes da 33ª Bienal de São Paulo, a representação oficial do Brasil na 58ª Bienal de Veneza e na 17ª Bienal de Arquitetura de Veneza, a continuidade das ações de catalogação e conservação do Arquivo Histórico Wanda Svevo, e, por fim, a 34ª Bienal de São Paulo.

Segundo José Olympio, em um comunicado divulgado nesta terça-feira, “a Fundação Bienal cumpre um papel importante de divulgar arte global e brasileira a um público brasileiro e global. Diferentemente de Veneza e de outras bienais, que são direcionadas a especialistas, a Bienal de São Paulo acolhe tanto frequentadores de eventos culturais quanto aqueles sem familiaridade com arte ou que têm aqui o seu primeiro contato com uma instituição artística. É o segundo grupo, aliás, que representa a grande maioria de nossos mais de 700 mil visitantes”.

 

Fontes: select.art.br  | terra.com.br