Eder Oliveira - Você é a Seta

O artista Éder Oliveira tem o poder de transformar pessoas e lugares em encontros de ideias, onde o personagem é seta e o alvo são as questões do cotidiano. Reflete responsabilidade na formação da sociedade e parece dar aos seus personagens poder para uma doce renovação em movimentos políticos e movimentos sociais. Fazer com que qualquer pessoa, mesmo que só por algumas horas, sinta-se um pouco mais humana é o objetivo do artista, que se apropria das manchetes diárias dos jornais da sua cidade para nos dar a possibilidade de compreender o presente ao aprender o passado, ou ao elaborar novas questões para o futuro.

Seus personagens têm uma potente imagem e, consequentemente, grande responsabilidade no trato com o pensamento da população nas notícias de cada pessoa representada pelo artista em sua obra.

Em todas as direções possíveis do caminho da seta, como na própria criação artística, tudo é permitido. Acredito que o que Éder gosta mesmo de fazer é contar histórias, e é para isso que ele pinta, para contar uma situação do universo de cada pessoa, em olhares onde podemos captar o despudor, o frescor, a maluquice inventiva do artista. Tudo é real na sua pintura gestual, tudo revela a narrativa que quer comunicar… ele consegue mudar o sentido dessas pessoas, dando-lhes novas imagens na sua pintura visceral, por dentro e por fora. Nosso olhar capta isso em seus trabalhos, há uma realidade que nos faz sonhar novamente por todos os lados da vida!