Ana Linnemann: ``Exposição de galeria + Anotações sobre a prática``

 

Ana Linnemann abre exposição “Exposição de galeria + Anotações sobre a prática” na Periscópio Arte Contemporânea, com 20 obras que transitam entre a pintura e a escultura. Será apresentada uma versão expandida do projeto Exposição de galeria, acrescida de trabalhos reunidos sob o título de Anotações sobre a prática. Eles são: A mesa do ateliê,  O que aprendi sobre geometria, Objeto simétrico, Geometria sem acaso.

“Exposição de galeria” vai examinar formatos comuns ao universo das galerias: pinturas e desenhos, porém numa condição de dissidência — pinturas, mas nem tanto assim e desenhos, mas nem tanto assim. Poderia-se dizer que são esculturas, cujo material é a pintura, e objetos, cujo material é o desenho. Existe também uma máquina, que chuta a parede em intervalos regulares. Ela se chama O artista. Esse será o tema, o ponto de partida da exposição que Ana Linnemann abre dia 28 de outubro de 2017, de 11h às 17h, Periscópio Arte Contemporânea, localizada na Avenida Álvares Cabral, 534 – Lourdes – Belo Horizonte/MG. A exposição fica até 02 de dezembro de 2017. Entrada gratuita.

Ana Linnemann trabalha a partir de uma trama de materiais, objetos e técnicas. Segundo o crítico Moacir dos Anjos, seu trabalho “é informado por uma vontade de se deter com vagar diante dessas muitas coisas que habitam o mundo, considerando-as naquilo que têm de mais claro e, ao mesmo tempo, no que têm de oculto (…). Coisas que despertam ou comprovam na artista uma imensa atração pelo comum da vida, levando-a a acercar-se delas o mais possível para entender sua natureza banal e mundana, com se fosse a primeira vez que as visse”.

Suas obras já foram apresentadas em instituições como  o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (RJ), Museu de Arte do Rio (MAR), Paço Imperial (RJ), Museu Histórico Nacional, Galeria Laura Alvim (RJ), Centro Cultural Maria Antônia (SP), Centro Cultural São Paulo (SP), Sculpture Center (Nova York), Museo del Barrio (Nova York), Long Island University (Nova York), MALBA (Buenos Aires), o Oslo Kunstforening (Oslo), o Museu Imperial de Petrópolis.

Em 2004, recebeu as bolsas Vitae (São Paulo) e Pollock-Krasner (Nova York). Em 2011, recebeu o prêmio Pró-Artes Visuais da Secretaria de Cultura da cidade do Rio de Janeiro, para a produção da monografia Ana Linnemann Ultra Normal (Cosac Naify). Em 2013 foi um dos artistas contemplados pelo prêmio Arte e Patrimônio, Iphan, MinC. Graduou-se em Design pela PUC-Rio, recebeu seu mestrado em Escultura pelo Pratt Institute, NY, e doutorado em Linguagens Visuais pela Eba-UFRJ, RJ.

***

Abertura da exposição dia 02 de setembro de 2017 (sábado)

De 11h às 17h

Exposição até dia 02 de dezembro de 2017

 

Horário de funcionamento da Galeria:

De segunda a sexta, das 10h às 18h30

Sábado, das 10h às 14h

 

Avenida Álvares Cabral, 534 – Lourdes

Belo Horizonte /MG

 

(31)3567-0881

contato@periscopio.art.br

www.periscopio.art.br

instagram.com/periscopioarte

Facebook.com/periscopioarte

 

Entrada Gratuita.

Crédito das fotos: Pat Kilgore