Pelo mundo

Acompanhe as

Artistas da Periscópio na nova exposição do MAR: “ARTE DEMOCRACIA UTOPIA – Quem não luta tá morto”
13.09.18

Neste sábado, dia 15 de setembro, o Museu de Arte do Rio (MAR) abre ao público a exposição “ARTE DEMOCRACIA UTOPIA – Quem não luta tá morto”, trazendo exemplos do pensamento utópico que marca a arte brasileira recente, com trabalhos de artistas contemporâneos, obras históricas e ações de movimentos sociais. Contará com obras dos artistas Fábio TremonteRandolpho Lamonier e Thiago Matins de Melo (Galeria Periscópio), ao lado de nomes consagrados, como Anna Maria Maiolino, Claudia Andujar, Paulo Bruscky e Cildo Meireles. A mostra, assinada por Moacir dos Anjos, um dos mais importantes curadores do país, com passagens pelas Bienais de São Paulo e Veneza,  faz parte do programa de comemoração dos 5 anos da instituição.

O título da exposição faz referência à obra inédita Quem não luta tá morto – Grito de guerra MSTC, de Virgínia de Medeiros, uma peça sonora concebida a partir de fragmentos de relatos coletados das militantes do Movimento Sem Teto do Centro (MSTC), de São Paulo, do grito de guerra do movimento, de registros das manifestações e de uma base sonora original.

“ARTE DEMOCRACIA UTOPIA – Quem não luta tá morto” terá sete trabalhos comissionados, como o de Virginia de Medeiros, que dá nome à mostra. Os coletivos Amò e #cóleraalegria, assim como Graziela Kunsch, Raphael Escobar, Traplev e Jota Mombaça completam o time de artistas que criaram trabalhos para a exposição. O debate, porém, não ficará restrito às galerias do museu. Para colocar em prática o projeto de expandir o diálogo, os arquitetos do Estúdio Chão criaram o projeto Transborda, que ocupará os pilotis com estruturas lúdicas e arquibancadas onde acontecerão encontros, debates e atividades da Escola do Olhar.

O evento de abertura contará com com shows, performances, intervenções artísticas, entre outras atividades culturais. Trabalhos artísticos realizados em momentos passados também estarão presentes, além de propostas e ações realizadas por grupos comunitários, associações e outras articulações da sociedade civil que visam a construção de estruturas de atuação política e social.

 

Abertura – ARTE DEMOCRACIA UTOPIA

Neste sábado (15), o Museu de arte do Rio abre ao público a exposição "ARTE DEMOCRACIA UTOPIA – Quem não luta tá morto". Com curadoria de Moacir do Anjos, a mostra traz exemplos do pensamento utópico que marca a arte brasileira recente, com trabalhos de artistas contemporâneos, obras históricas e ações de movimentos sociais.O evento de abertura contará com uma extensa programação cultural, com pocket show de Jards Macalé, DJs, performances, intervenções artísticas, entre outras atividades. Confira a programação completa em http://bit.ly/AberturaADUEsperamos vocês a partir das 16h! Entrada GRATUITA.

Posted by Museu de Arte do Rio on Tuesday, September 11, 2018

 

Mais informações:

(21) 3031 2741 | http://www.museudeartedorio.org.br/ 

link do evento: https://www.facebook.com/events/463624820817387/

 

Evento: Abertura exposição “ARTE DEMOCRACIA UTOPIA – Quem não luta tá morto”

Data: Sábado, 15 de setembro de 2018 – 16h às 21h

Local: Museu de Arte do Rio (MAR) – Praça Mauá, 5, Centro. CEP 20081-240 – Rio de Janeiro/RJ.

Entrada gratuita