Pelo mundo

Acompanhe as

Agora é possível visitar o Museu Nacional virtualmente
18.01.19
vista da fachada do museu nacional antes do incêndio
Museu Nacional antes do incêndio (Reprodução)

Em setembro de 2018 um incêndio atingiu o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, arruinando grande parte do acervo e levando ao seu fechamento por tempo indeterminado.

Através de uma parceria entre o Google Arts & Culture, a UFRJ e o Ministério da Educação agora é possível fazer um tour virtual pelo museu e ver até mesmo 164 das obras que foram atingidas pelo incêndio, dentre outras faziam parte do acervo. O diretor do museu, Alexander Kellner, diz que “é importante ressaltar que o Museu Nacional, apesar de ter perdido uma parte significativa do acervo, jamais perdeu a capacidade de gerar conhecimento” e que apesar da catástrofe histórica “O Museu Nacional vive!”.

O tour virtual dá oportunidade para quem nunca foi ao museu, pois não precisará se deslocar, podendo acessar grande parte do acervo de qualquer lugar. Também contribui para estudos e pesquisas, por ser uma fonte de fácil acesso.

O passeio virtual mostra imagens registradas em 2017 pela ferramenta Museum View e é acompanhado de narração em português, inglês ou espanhol. O acesso pode ser feito por computadores, dispositivos móveis ou com óculos de realidade virtual.

Faça o tour virtual aqui.